Maiatê


Nome: Maiatê ou Arariba
Nome Cientifico: Simira Sampaiona
Família: Rubiaceae.
Tempo de Vida: 6 a 8 meses.
Maiatê é uma plata nativa da Mata Atlântica, do grupo das angiospermas, não ameaçada de extinção, encontrada no Centro-Oeste e Sudeste, como por exemplo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. São plantas que necessitam de muita umidade, por isso são plantadas em parques, praças e beiras de rios e em terrenos com uma boa fertilidade.
Possuí um casco grosso e escamoso de mais ou menos 30 à 40 centímetros. Folhas grandes e finas meio pelúcidas de coloração amarelada e perfumada, dispostas em cimeiras apicais e axilares, suas folhas são opostas, concentradas no ápice dos ramos, simples, alternas, comumente obovadas a raramente elípticas, levemente pubescentes, de 8-16 cm de largura por 4-7 de largura.

A árvore possui algumas qualidades, por exemplo, são recomendadas para o paisagismo, principalmente pela arborização de ruas estreitas. E o florescimento ocorre durante os meses de dezembro-janeiro. Os frutos são como uma cápsula subglobosa e lenhosa com sementes aladas e não são comestíveis, amadurecem em setembro-outubro com as plantas totalmente desprovidas de sua folhagem.

Integrantes: Carolina Alexandroni e Isabella Camacho.


Leave a Reply